Como a Bélgica é um país minúsculo - aproximadamente o tamanho do Alentejo, sendo este muito mais belo, óbvio - vejo-me quase forçado a falar sempre de forma muito resumida, sem grande floreado. Qualquer um que se ponha a ler isto dirá «Mas que grande parolo! As nações não se medem aos palmos!». Meus caros, há sempre excepções à regra e a Bélgica, esse pequenito país onde se crê estar o centro da União Europeia, é um excelente exemplo de uma excepção que confirma a regra.
Se eu fosse um menino da primária a quem a Sr.ª Professora pedisse uma composição, eu escreveria isto:
A Bélgica é um país como eu, porque é pequenino! Só que eu vou crescer mais e vou beber muito mais leite, porque a minha mamã diz que o Cálcio faz crescer. Como a Bélgica não bebe leite, não cresce mais.
A Bélgica é um reino porque tem um rei e uma rainha, mas os dois não vivem juntos e felizes para sempre. Isto porque o Rei Alberto II e a Rainha Paola têm que se preocupar com as zangas e as intrigas entre os meninos flamengos, franceses e alemães. Os flamengos dizem que sustentam o país e que a restante parte lhes rouba todo o seu trabalho e esforço. Os franceses dizem que isso é mentira, mas a verdade é que têm taxas de desemprego da ordem de 20% e as cidades são muito, muito feias e são, de facto, muito mais pobrezinhos que os flamengos. A parte francesa (Valónia) é muito mais rural e menos desenvolvida que a parte flamenga. A maior parte da população mora na zona flamenga e constituem cerca de de 65% da população. As cidades mais interessantes e bonitas, e mesmo muitas delas não o são, encontram-se na zona flamenga, o que faz com que o turismo e as visitas sejam uma privilégio quase exclusivo da zona flamenga. Não falo dos alemães porque os pobres coitados estão confinados nas bordas do país e o resto está-se bem a borrifar para essa meia dúzia de gatos pingados.
Como disse o meu grande amigo(quem será?) «A Bélgica é um país bonito, mas não tem sabor nenhum.»
A Bélgica é um país verde, com duas ou três cidades bonitas, uma delas muito bonita (Brugge), mas não passa disso. A Bélgica é um país sem identidade, com uma zona flamenga que quer a independência porque está farta de dar de mamar a franceses. Está bem que os broches são bons, mas não exageremos! A independência só não chega, ou tarda en chegar, porque há uma coisa que se chama Bruxelas. Bruxelas é uma cidade decepcionante que até ofende as couvezinhas de bruxelas por ter de as fazer carregar o seu nome! Bruxelas é o que salva a Bélgica de um colapso, porque apesar de ser uma cidade historicamente flamenga, está a ser invadida progressivamente por uma comunidade francesa, ou por imigrantes que acham mais fácil aprender francês que flamengo, chegando ao ponto desta cidade flamenga de espírito ser muito mais francesa do ponto de vista linguístico. E claro, o factor determinante é que Bruxelas é a capital da União Europeia e seria uma grande, grande bronca isto acontecer no centro de uma união que se gaba muito disso mesmo, de ser uma união!
Têm uma grande variedade de cervejas, são civilizados, os comboios são baratuchos e óptimos e pontuais, os chocolates são igualmente bons e as waffles - ou gaufres em francês - são uma maravilha! E tem uma das cidades mais bonitas que vi até hoje, uma daquelas cidades que se eu tivesse de colocar num top 3 de locais mais bonitos em que eu estive, com a máxima certeza que lá a punha, falo eu de Brugge!
De resto é decepcionante.Não que eu tenha detestado, nada disso. Não que haja coisas a falar mal, mas não há coisas para falar, simplesmente. É um país que não desperta nada em mim, senhora Professora, nem fascínio nem um piquinho a nojo! É um pãozinho sem sal, com um frio insuportável.
Eu se fosse o Rei Alberto II sentir-me-ia muito infeliz, de ser Rei de um país fictício que foi criado - para os que sabem a história da Bélgica - para servir de tampão entre a França e a Holanda, que à altura estava a armar-se em grande espertalhaça, e não convinha nada que a Holanda e a França andassem à porrada, era chato e a Europa ia toda ao fundo! Os franceses safaram-se do que os preocupava (a Valónia) e a Alemanha deu-lhes umas terrinhas, amputou severamente o Luxemburgo e roubou a actual zona da Flandres para criar aquilo que chamamos hoje de Bélgica. Os pobres juntaram-se e hoje o Rei Alberto II deve sentir-se um grande frustrado e andar sempre a levar com sustos dos flamengos.
Esqueci-me,também, de dizer que a Bélgicaé um país maravilhoso para criancinhas, por isso é que eu decidi escrever sorbe a Bélgica, dão-me muitos chocolates!!
Bigada Por Favor!
Aqui seguem umas (umas, lol) fotos:
Leuven, a cidade base onde a Sodona minha Esposa mora, com a Câmara Municipal ao fundo:


Antuérpia



Para verem bem o tamanho da catedral...

Tournai (ex cidade flamenga na parte Francesa, antiga capital da França merovíngia):


A Catedral, património Mundial, grande como o caraças. Para terem noção:

Pra todo e qualquer químico, o Atomium é visita obrigatória. Mas a estrutura cúbica de corpo centrado, apesar de ser muito fotogénica, é uma grande, GRANDE, desilusão!



Um pouco mais de Bruxelas, a grande desilusão da Bélgica:


A cidade mais bela da Bélgica, das coisas mais maravilhosas onde pus os meus pés 46:
Brugge





Aqui, no Beginhof de Brugge, com uma freirazinha minha colega do lado direito:




Oostende, a estância balnear belga:

Gent está, também, bem acima da média:




Dinant, a decepcionante parte francesa, a terra do Senhor Adolph Sax:

Este Sinal tem muita história!

Para concluir, deixo uma foto da minha nova amiga, Mrs. Caipirinha:

ps- O título serve unica e exclusivamente para este post aparecer em qualquer pesquisa da Bélgica! Quero estrangeiros!
ps- The title's just to make sure that hundreds of foreigners come to my humble blog. I need more visitors, and now I'll sleep much better just because I know that anyone who searches anything about this country, in any language, will come to my blog! WELLCOME!
5 comentários:
je guste basté la belgique. c'est un beau payx, et je suis une pomme. merci beaucoup.
Ora bem...
Estando eu a viver na bela bélgica há tanto tempo, acho que a minha opinião será um pouco difente da tua ou dos demais leitores do bolg. Mas não é por isso que escrevo.. É que te esqueceste de mencionar a nossa GLORIOSA FANTÁSTICA ida à Alemanha!
Contas tu ou conto eu?
Susana, a esposa
Hi, hi, hi... agora vêm mas é os pedófilos belgas todos... crianças, chocolates, belgas... Looool!
ola eu sou jesus rodrigues daqui do brasil e queria que voce me ajudasse a chegar na belgica voce pode?
meu gmail:jesus.poddelka@gmail.com
meu e-mail:florian.jesus.poddelka@hotmail.com
valeu!!!
Thanks :)
--
http://www.miriadafilms.ru/ купить фильмы
для сайта naticidios.blogspot.com
Enviar um comentário