sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Ladrões do Holmes Place

É triste, mas vivemos num país de chicos-espertos. E, ao que parece, quanto mais chico-esperto alguém for, mais vantagens terá neste país de brandos costumes.

Ora, por decisão do Governo, todos os ginásios, a partir de 2008, passariam a cobrar 5% de IVA em vez dos anteriores 21%. Esta medida, a rebentar das costuras com tanta "boa fé", destinava-se a facilitar o acesso do comum português aos ginásios, numa política de saúde, para incentivar a prática do desporto. Até aqui, tudo bem. (Se bem que eu acho que se o Estado quer incentivar a prática dos desporto, este devia sim incentivar a construção de "Ginásios Públicos", qualquer coisa parecida como o espaço que há na cidade universitária).

Eis que eu (e muitos, muitos Portugueses) fui ver o extracto da minha conta para confirmar se já tinham procedido à redução de preço da mensalidade.

Nada, tudo na mesma. O mesmo valor, 86,46 €. Ora, isto estava errado porque devia estar a pagar qualquer coisa como 69 € (com o maravilhoso IVA a 5%).

Fui ontem pedir esclarecimentos ao Holmes Place de Alvalade. Expliquei o que tinha que explicar e as explicações foram surgindo, embrulhadas em vergonha e com um ligeiro aroma do perfume da mentira. Foi-me dito: «A sua mensalidade não foi actualizada porque a Holmes Place, enquanto empresa, acha que para manter o padrão de qualidade, não deve alterar o valor mensal a ser cobrado a cada cliente.»

À medida que começo a ficar esbugalhado, pergunto à senhora o que raio é feito do IVA de 5% e ela, muito cordialmente, como se fosse a coisa mais natural do mundo, responde o seguinte: «O IVA de 5% já é cobrado desde Fevereiro do ano passado e foi assim cobrado, a 5%, até agora».
Como não gostei do que ouvi, pedi imediatamente à Senhora, «para adiantar serviço», o Livro de Reclamações e as facturas do ano passado. Em relação áo último pedido a Senhora, a ver se safava o caso, disse que o sistema estava em baixo, ao qual eu respondi com um muito eficiente «não faz mal, eu sou paciente e não saio daqui sem as facturas». Resultado: cinco minutos depois tinhas as facturas na minha mão.

Depois de preenchido o Livro de Reclamações, debaixo do olhar educadamente enfurecido dos funciuonários (pela péssima publicidade que aquilo estava a causar), pedi um papelinho e uma máquina de calcular para fazer as contas, à frente da Senhora, a demonstrar o roube que, desde Fevereiro de 2007, tem sido feito aos clientes.

Feitas as contas, no meu caso, são 11 € (+/-) que a Holmes Place me estava a cobrar indevidamente desde Fevereiro do Ano passado. Mais de 100 € que a Holmes Place, silenciosamente, estava a comer. O prblema é que, sabendo que há pelo menos 50000 sócios, estes lucros indevidos chegam a 5 milhões de €.

O problema aqui está não está no dinheiro. Eu pagava o mesmo. a conta sentia o mesmo. O meu descontamento foi eles, no fundo, procederam a uma alteração do valor base de serviço (sobre o qual incide um IVA) sem informarem os clientes. Como estava toda a gente a pagar o mesmo valor de mensalidade, esta ilegalidade ficou escondida durante meses.

Como é óbvio, rescindi o contrato e, na carta de rescisão, exigi a devolução de todo o dinhereiro que, indevidamente, me foi cobrado durante o ano passado. As queixas prosseguiram para a ASAE, DECO e para as finanças. Das duas uma: ou estes chicos-espertos andaram a furgir ao IVA, ou roubaram os clientes. Qualquer uma das hipóteses é ilegal.

Agora o Holmes Place, para salvar a pele, diz que o que está no contrato é um PVP que não pode ser decomposto em Preço Base + IVA. ISto significa, então, que qualquer modificação do IVA se mostra neutro para o cliente. O Holmes Place ainda chega a dizer que os clientes não saíram lesados, porque a mensalidade manteve-se a mesma, ou seja, sem modificações. É esta a resposta do Holmes Place (mais aquela famosa desculpa dos investimentos em equipamento, instalações e afins... Essas desculpas de sempre.) que, aconselhados por uns advogados que sabem como cortornar a Lei, decidiram armar-se em "empresa que respeita os contratos e os clientes".

O problema é que este argumento da neutralidade do PVP (não se podendo separar o IVA do Preço Base) já foi por água abaixo. Quando o IVA subiu de 19% para 21% esse argumento não foi invocado. E nesse caso avisou os clientes.

O Sr. Laurentino Dias já disse que vai intervir.

A todos que vierem aqui parar (a pesquisar pelo Holmes Place e afins) peço que não colaborem com isto. Não pactuem com o Diabo de 6-pack e rescindam os vossos contratos.

Espero mesmo que esta diferença do IVA sirva, realmente, para beneficiar o cidadão e não para encher as empresas de lucros indevidos.

E como as petições estão na moda, aqui fica a petição já iniciada contra o HP.

19 comentários:

farfalla disse...

PORRA!!!!!!!!!!

não fazia ideia... :S

Anónimo disse...

Se fosse só no Holmes estamos bem
No Vivafit a tanga é que a mensalidade é vitalicia ....

Anónimo disse...

Eheh, a propósito da petição, já recebeu o último email do preponente da mesma? Pois é, parece que ele deve ter feito um bom negócio com o HP à custa das nossas mil e tal assinaturas! Aqui fica uma cópia integral dessa última "newsletter" (que eu peço para reenviar a todas as pessoas que assinaram a petição):

Caros Subscritores da Petição e Colegas de Ginásio,



Encerramento de Petição Online contra Holmes Place



Lisboa, 15 de Fevereiro de 2008: A petição online contra a cadeia de Health Clubs Holmes Place foi encerrada pacificamente após audiência com a instituição.



Criada por mim, o movimento online quis manifestar a indignação dos associados face à redução da taxa de IVA não incidir no preço final das mensalidades:



Mantivemos o contacto permanente com a Administração que mostrou interesse em ouvir as nossas pretensões. A 12 de Fevereiro foi entregue uma carta com uma lista de 1058 assinaturas no clube Holmes Place Quinta da Fonte para ser enviada pelo Director deste clube à Administração. O texto da carta foi elaborado seguindo o espírito da petição solicitando resposta adequada às nossas pretensões.



Esta petição encontra-se pois encerrada a partir desta data por já ter sido entregue o abaixo assinado ao Holmes Place, por considerar ter atingido o numero de subscritores significativo e expressivo da nossa representatividade, para evitar o aproveitamento politico da mesma e por não ter encontrado matéria legal para prosseguir.



Com esta petição não quis que o movimento online tomasse proporções que danificassem a imagem do Holmes Place. A empresa esteve disponível e mostrou sensibilidade ao ouvir os nossos argumentos, apresentando soluções aceitáveis, nomeadamente produtos alternativos.



Os criadores da petição online apenas quiseram ver uma mudança de atitude por parte do Holmes Place, o que aconteceu rapidamente, não querendo difamar ou denegrir a sua imagem junto dos seus associados e da opinião pública.



Tenho consciência que a petição online gerou indignação. No entanto, pessoalmente reafirmo a minha confiança no Holmes Place pretendendo continuar a usufruir da adesão que desfruto já há 7 anos.



Acima de tudo, partilhamos todos os mesmos objectivos na prática saudável de exercício físico e reconheço no Holmes Place uma das maiores e melhores empresas no mercado de fitness, daí continuar a ser associado.



Cumprimentos.

maria 3a disse...

no active life é a mesma merda.

chulos.

Anónimo disse...

Quais terão sido a solução aceitável e os produtos alternativos?
Não vi NADA na minha conta!
Espero que se reproduza para os mil e tal ....

Anónimo disse...

A petição foi misteriosamente encerrada e o autor enviou um mail aos socios a dizer que afinal estava tudo bem e que o Holmes Place era o máximo? Como é que isto se explica? Então e os 1460 e tal subscritores, foram enganados mais uma vez?

Anónimo disse...

A petição foi misteriosamente encerrada e o autor enviou um mail aos socios a dizer que afinal estava tudo bem e que o Holmes Place era o máximo? Como é que isto se explica? Então e os 1460 e tal subscritores, foram enganados mais uma vez?

Anónimo disse...

Não tenham ilusões: publicitem o Vosso nome e o Holmes Place ameaça-vos com um processo por difamação. Uma ironia: as quotas que lhes pagamos vão direitinhas para advogados que servilmente se encarregam de ameaçar os clientes do Holmes Place.

Vejam e passem palavra: http://www.youtube.com/watch?v=W5WIkX2Kgi0

Helena disse...

Boa tarde,

Só é de admirar para mim, que tenha conseguido rescindir o contrato.
Tive a infeliz ideia de me inscrever, mas por razões de horario não me é possivel frequentar. Há quase um ano que estou a pagar 76€/mês + exames que nunca fiz, e tenho k o fazer até acabar o tempo de contrato, para não ter que os indemnizar...

Anónimo disse...

Para o caso estarem recordados e ainda estiverem interessados na questão do IVA nos ginásios, gostava de partilhar convosco o desfecho de uma pequena luta que decidi travar contra aquilo que considero ser uma tremenda vigarice, abuso de confiança e sobretudo, um atentado contra valores elementares que não podia deixar passar impune.
Depois das explicações imbecis e de certa forma insultuousas que recebi do ginásio onde andava, decidi apresentar o caso ao Tribunal de Julgados de Paz da área da minha residência e reclamar a devolução dos diferenciais em questão. Esta iniciativa resultou na obrigação do ginásio me devolver o diferencial do IVA desde 2007 até ao presente, acrescido de juros, e a reflectir no valor das mensalidades a redução do IVA de 21 para 5%.
Ficou assim demonstrado que o ginásio em questão agiu à margem do contrato e, como tal, não lhe restava outra alternativa que não devolver um diferencial que andou a meter indevidamente ao bolso ao longo de meses. Só lamento que não aja mais quem esteja disposto a fazer o mesmo. Talvez assim deixassemos de ser vítimas de processos desta natureza. Talvez a informação seguinte possa ajudar a tomar aquela que eu considero ser a atitude certa: Não sou advgado nem jurista, não contitui advogado e npara além das 3 deslocações que tive que fazer ao tribunal, não tive custos financeiros de qualuqer espécie. Ao abrigo da Lei de Defesa do Consumidor, uma acção destaq natureza está isenta de custas judiciais. Basta fazer um articulado com os dados pessoai e da empresa (ginásio) contra quem se deduz a acção, as condições e o tempo de contrato de adesão e o que se pretende reclamar, para quem anda a fazer-nos de parvo há tempo de mais seja obrigado a devolver o que não lhe pertence. Se todos fizessem isto, talvez NUNCA mais ousassem gozar da boa fé que depositamos neles.
Façam o que a vossa razão e consciência determinarem. A questão dos custos com o tribunal e com advogados não é desculpa, pois nada disso é preciso.
Inté

Anónimo disse...

Por motivos profissionais não me posso identificar, pois seria logo despedida se a empresa me identificasse.

A vida de um Consultor comercial Holmes Place:
Obrigatório vender cerca de 60 adesões mensais. 25% do target estabelecido TEM OBRIGATORIAMENTE de ser na modalidade TOP 24. TOP 24 é um crédito feito com a instituição financeira SANTANDER CONSUMER. Anteriormente era a CREDIBOM.
Vantagem para a academia: receber logo o dinheiro.

Premios para os consultores:
30% target em top 24: 300 euros
40% target em top 24: 700 euros
50% target em top 24: 1000 euros

Se consultor arranjar 120 novos sócios e o target for 60, consultor faz 200%. Só recebe comissões se vender 25% MINIMO e OBRIGATÓRIO em crédito ou seja a adesão TOP 24.
A nivel nacional todos os consultores são contra esta medida.

Por trás, a equipa comercial SOFRE IMENSAS PRESSÕES psicologicas e ameaçdas de despedimento se falhar o target ou se não vender 25% na modalidade top 24.

Salario base: 850€.

Como faz a empresa para despedir facilmente um efetivo: ACORDO, sem pagamento de indeminizações. Trabalhador não aceita, arranja-se nota de culpa. Corridos com justa causa.

Várias queixas foram efectuadas na INSPECÇÃO para o trabalho. Visitas dos inspectores: quase nenhumas.

Toda a gente precisa de trabalhar, DIARIAMENTE mais de 1000 consultores em PORTUGAL e APENAS em PORTUGAL tem pressões psicologicas para vender a ADESÃO TOP 24. É obrigatório em todas as apresentações seguir os passos ditados pelo actual SALES DIRECTOR, JULIO CARVALHO. NUNCA mas NUNCA mencionar a palavra crédito. CRÉDITO é proibido e em caso de visita de cliente misterio se os consultores não forçarem a TOP 24 podem ir para a rua, dada a baixa pontuação.

Não posso perder este emprego, muito menos ser identificada, tenho uma filha e o dinheiro que ganho e importante. Decidi desabafar convosco para dar a conhecer esta burla.

O Holmes place é um bom ginásio, os profissionais sao excelentes mas esta obrigacao nova de venda de credito é ridicula. Não á hipotese de escolha, o consultor nao vende TOP 24 não comissiona. O que faz o consultor então? ENGANA se for preciso. 3 targets que falha = despedimento com justa causa.

Srs. inspectores, porque não falam com todos os trabalhadores?

Srs. inspectores da asae, porque nao visitam os clubes?

Passa esta mensagem e ajuda quem trabalha a não ter tratamento deshumanos

Anónimo disse...




O IVA VAI SUBIR ! Preparem-se que o Holmes Place vem buscar a diferença,....!


Anónimo disse...

Fico de boca aberta com a lata do Holmes Place que considero um notável Caso de Estudo.

O IVA baixou, meteram a diferença o IVA ao bolso e mandaram os clientes dar uma curva.

Como ficaram com culpas no cartório agora que o IVA vai subir propõem-se fazer de novo os clientes pagar a subida. Como? É simples, dizem que vão subir as mensalidades a uns e baixar a outros,... ou sejam sobem a milhares clientes ("sócios" dizem eles) e baixam a umas dezenas... engenhoso, não é?


Será que se safam de novo? É verdadeiramente um Caso de Estudo, em Portugal.

Anónimo disse...

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