domingo, 15 de julho de 2007

José Saramago

Confesso que cada vez gosto menos deste indivíduo:

"José Saramago defende que Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha
15 de Julho de 2007, 10:28
Lisboa, 15 Jul (Lusa) - O prémio Nobel português José Saramago defende, numa entrevista publicada hoje no Diário de Notícias, que Portugal deveria tornar-se uma província de Espanha e integrar um país que passaria a chamar-se Ibéria para não ofender "os brios" dos portugueses.
O escritor, que reside há 14 anos na ilha espanhola de Lanzarote, considera que Portugal, "com dez milhões de habitantes", teria "tudo a ganhar em desenvolvimento" se houvesse uma "integração territorial, administrativa e estrutural" com Espanha.
Portugal tornar-se ia assim, sugere o Nobel português, mais uma província de Espanha: "Já temos a Andaluzia, a Catalunha, o País Basco, a Galiza, Castilla La Mancha e tínhamos Portugal".
"Provavelmente [Espanha] teria de mudar de nome e passar a chamar-se Ibéria. Se Espanha ofende os nossos brios, era uma questão a negociar", disse o escritor, membro do Partido Comunista Português desde 1986.
Questionado sobre a possível reacção dos portugueses a esta proposta, Saramago disse acreditar que aceitariam a integração, desde que fosse explicada: "não é uma cedência nem acabar com um país, continuaria de outra maneira. (...) Não se deixaria de falar, de pensar e sentir em português".
Na visão do escritor, Portugal não passaria a ser governado por Espanha, passaria a haver representantes de ambos os países num mesmo parlamento e, tal como acontece com as autonomias espanholas, Portugal teria também o seu próprio parlamento.
Numa entrevista de quatro páginas ao Diário de Notícias, José Saramago diz que em Agosto começa a escrever um novo livro e fala também da sua fundação, recentemente constituída, que deverá "intervir social e culturalmente, preocupar-se com o meio ambiente e outras questões", além de promover o trabalho do escritor.
A Fundação José Saramago, que será presidida pela mulher do escritor, terá sede em Lisboa e prolongamentos em Lanzarote, na terra do escritor, Azinhaga, e na terra de Pilar, Castril.
FPA.
Lusa/fim"

Pfff...

11 comentários:

Anónimo disse...

N vejo nenhum problema, acho q nos ajudava, pa ser franco! ;)

Renato disse...

Estás muito marado, não?
Mas até quando é que esta imagem de que a "Espnmha é que é do baril" vai permanecer?
A espanha tem graves assimetrias regionais, não é por acaso que galegos, Catalães/ Valencianos e Bascos tÊm um desejo de independência mais acentuado que qualquer região de Portugal. Portugal não é assim tããão pobre e tão insignificante quanto parece. Portugal é, infelizmente, um país onde quase 20% da sua economia (num estudo publicao em 2005, salvo erro) é denominada de "paralela", ou seja, não declarada. Se espanha fosse assim uma coisa tãããão maravilhosa não haveriam regiões com fortes tendências separatistas. Se portugal formase uma iberia esses fdp, não seríamos caganitos, seríamos a maior "comunidad autónoma" (somos maiores que castela e leão) em tamanho e em população. Dos 55 milhões de ibéricos, 10 milhões e meio seriam portugueses.
A Andaluzia é assim tão rica? A galiza é assim tããão rica? Convido-te seriamente a ires aos arredores de Ourense, Badajoz ou a qualquer das suas regiões periféricas. A sorte desses ordinários é que, tal como nós temos Lisboa (com PIB BEM superior à média europeia) eles têm Madrid, Valencia e Barcelona com esse estatuto. Se o Porto tivesse mais um PIB à maneira e houvesse uma outra "GRANDE CIDADE" que se pudesse comparar em produção com Lisboa ou Porto, não seríamos tããão reles quanto se faz pensar.
Sim, eles têm virtudes, têm. Os dinheiros da UE foram melhorados (em oposição ao nosso caso, que serviu para encher a função pública), mas porra, eles não são os maiores.
Digo mais, está mais perto a independência do País Basco, da Catalunha e da Galiza que a entrada de Portugal numa merda dessas!

Pfff, que raiva, lol

JB disse...

ganda homem!

JB disse...

or should i say... ganda mulher!?!?!?!

fica o apontamento.

Isobel disse...

Bem, o Saramago, tirando os livros que escreve, é uma pessoa asquerosa. Mas sei que há muita gente que não se importava de pertecencer a Espanha ou mesmo que a Europa fosse um território único. Eu importo-me bastante com isso, prezo muito a minha identidade e não queria nada ser espanhola.

JB disse...

eu como acho que a identidade é individual tou-me bem a cagar. hoho

farfalla disse...

o pior, mas o pior pior pior no meio disto td é a maioria dos portugueses achar que de facto somos pequenos, qie de facto estamos na merda, que de facto não somos nada! mas somos!!! somos muito e mais que muito somos demasiadamente aquém daquilo que poderiamos ser e a culpa disso é tão somente nossa que somos o eterno povo do cruza o braço e deixa andar... há coisas que me enervam, dev ser por isso q nc li um livro dele... enfim

maria 3a disse...

gosto de espanha, mas não exageremos.

agora... adoro saramago! não a pessoa, o escritor. venero-o mesmo!

Renato disse...

as discussões que foram no msn por causa disto, DJISAS!

Alquimista disse...

E que tal espanha ser anexada a portugal?? Poderiam vir a estar anexados ao pais mais antigo da europa... E passavam a falar uma lingua decente. Para além de eles serem burros como calhaos, sendo que a anexação a portugal iria aumentar o QI dos espanhois em pelo menos 20 pontos... :)

Anónimo disse...

Tendrá calle en Sevilla, como Pilar Bardem y Dulce Chacón